Série Analogias
Em biologia, como nesta imagem, está quase tudo relacionado com atração, a química e a física!
Para terem sucesso, todos os seres vivos necessitam de sobreviver e de se reproduzirem.
Para sobreviverem, a cada dia que passa ingerem um conjunto de substâncias químicas, como iões (Na+ ou Cl-) e moléculas como a água, o açúcar ou proteínas.
Para sobreviverem, todos os dias passam por uma série de variações físicas de pressões/tensões aplicadas a um gás (como quando trocamos moléculas de oxigénio e dióxido de carbono ao respirarmos) ou a um líquido (como a elevar água até às folhas de uma sequóia gigante).
Para se reproduzirem, há mecanismos físicos que permitem o coito ou que uma semente se agarre a um pássaro e seja transportada para longe. Para se reproduzirem necessitam de unir gâmetas e há um conjunto de mecanismos químicos (hormonas, feromonas, etc.) que fazem com que os indivíduos se atraiam ou até mesmo convidem outros indivíduos, de outras espécies para transportar esses gâmetas.
É o que está a acontecer naquela imagem. O cheiro e a cor da flor (mistura de químicos) atrai a borboleta . Esta para sobreviver sabe que pode encontrar alimento naquela flor (a mistura de químicos que é o néctar). Em troca, mesmo que inconscientemente, a borboleta transporta o pólen preso por mecanismos físicos, de uma planta para outra, permitindo que aquela planta se reproduza!
Esta é a história da biologia, em que praticamente tudo está relacionado com a sobrevivência, com a reprodução ou com a forma de a conseguirmos. E para que isso tudo aconteça... há sempre uma reação química e alguns processos físicos associados.
Por isso, se queremos perceber biologia... há que perceber o nível organizacional em que ela se suporta para funcionar... a Química e a Física! Não toda a química, não toda a física, mas um cultura geral de química e física.
Para perceber biologia é preciso fazer algumas perguntas:
Como é que isto que estou a ver/estudar está relacionado com a sobrevivência? E com a reprodução? E que processos físicos e químicos permitem que isto aconteça?
Quando tens estas respostas, dificilmente não compreenderás a biologia de um processo, de um acontecimento ou de um ser vivo.
Mas antes de o fazermos, há que rever a cultura geral de química. É o que pretendemos fazer neste tema!
Não se esqueçam: os vossos comentários e a partilha de experiências são sempre bem vindos e muito importantes para que se possa aprender consigo... eu e todos os que nos visitam!

Sem comentários:
Enviar um comentário